Lembro que há alguns anos aprendi o seguinte provérbio chinês: “um médico medíocre cura a doença enquanto o bom médico a evita”. Esta é a perspectiva fundamental da Medicina Chinesa, um dos pilares da Naturologia Aplicada. A ideia é PREVENIR, evitando que o indivíduo adoeça e sofra.
O trabalho de prevenção é feito quando se há equilíbrio na vida de uma pessoa. Alimentação saudável, atividade física regular e um sono reparador são os principais motivos para se prevenir qualquer doença – seja a curto ou a longo prazo.
Mas a massagem é uma das práticas naturais mais eficazes para tratamento, promoção e prevenção de saúde. Pode ser realizada na maioria da população e, além de todos os benefícios que apresenta – como melhora do sono, diminuição de dores e regulação do humor -, é extremamente prazeroso receber uma massagem, não é?! Assim, o post de hoje é para falar da AUTOMASSAGEM: técnica simples, eficaz e que só depende de uma pessoa: você mesmo!
COMO FAZER A AUTOMASSAGEM?
Não há segredo: basta você se colocar em uma posição confortável e escolher a área a ser massageada. Você pode utilizar as mãos ou então massageadores elétricos ou bolinhas de tênis (ideais para massagear a região dos ombros com mais intensidade, pois, geralmente, é uma região que acumula bastante tensão).
Nas regiões em que sentir dor, prefira movimentos mais suaves e lentos. Alongue-se antes e depois da massagem (mãos e região massageada).
Para constipação intestinal: massagear a região abdominal em sentido horário – toque suave – por cinco minutos, aproximadamente.
Para alívio de dor na coluna cervical: pressionar o lado direito da nuca com dois dedos da mão esquerda. Repetir com a mão direita do lado esquerdo da nuca.
Massagear o couro cabeludo: relaxa o cérebro, ativa memória e previne a neurose.
Esfregue as mãos e coloque-as na região lombar: previne insônia, dores lombares e doenças do sistema urogenital.