Óleos essenciais e resultados cientificamente comprovados

Por Jennifer Lemos

Eu costumo falar que óleos essenciais são remédios naturais com ação – na saúde física, mental e emocional – cientificamente comprovada. Existem muitas (muiiiiitas!) publicações comprovando a eficácia dos óleos essenciais com ações digestivas, antissépticas, expectorantes, sedativas, calmantes e analgésicas, por exemplo.

E hoje, o post é para falar sobre algumas pesquisas que já comprovaram: SIM! ÓLEOS ESSENCIAIS SÃO MARAVILHOSOS (comece a usar o quanto antes!).

Todos as pesquisas são referenciadas no livro “Base da química dos óleos essenciais e aromaterapia” da Adriana Nunes Wolffenbüttel (comprei o livro esse mês e já tem me ajudado muito em meus estudos. Indico!).

Então, vamos lá:

  • O óleo essencial de Tea Trea (Melaleuca alternifolia) possui forte ação antimicrobiana. É indicado para enxagues bucais (em interagentes com candidíase oral), em óleo de coco na região de pequenos e grandes lábios (para quem tem candidíase vaginal), em gel para o rosto (casos de acne) ou no pé (pé de atleta e frieira). É um antisséptico para ulcerações cutâneas em geral.
  • O óleo essencial de Tomilho (Thymus vulgaris) tem ação antibacteriana. Enxagues bucais com esse óleo essencial, em comparação com ativos sintéticos, são mais eficazes para eliminar placas e gengivites. 
  • Aromatização dos óleos essenciais de lavanda (Lavandula officinais) e alecrim (Rosmarinus officinalis) se mostrou eficaz em ambientes com crianças com TDAH. Tal sinergia aumenta o estado de relaxamento por indução da atividade do lobo frontal esquerdo cerebral, melhora do estado de satisfação e humor, aumento do estado de alerta, melhora da concentração e memória. 
  • Redução de ansiedade e estresse em pacientes em hemodiálise após a inalação do óleo essencial de lavanda (Lavandula officinais).
  • Aromatização do óleo essencial de lavanda (Lavandula officinais) nos quartos de pacientes com Alzheimer ou demência vascular – melhora o quadro relativo à memória, diminuição da agitação e violência.
  • Lavanda (Lavandula officinais) e Tea Trea (Melaleuca alternifolia) em óleo vegetal em pacientes com ressecamento anormal da pele (decorrente de hemodiálise): aumenta a hidratação e diminui a coceira.
  • No trabalho de parto: Salvia Sclarea melhora as contrações e a dilatação espontânea; Mentha piperita reduz náusea a vômito; Lavandula officinalis e Boswellia carterii (olíbano) diminuem a dor, medo e ansiedade;
  • O óleo essencial de lavanda (Lavandula officinais) diminui o estresse.
  • O gengibre (Zingiber officinalis) no pós operatório diminui náusea  e vômito.
  • Óleos essenciais com ação antidepressiva cientificamente comprovada (pesquisa realizada com 4 gotas de óleo essencial em 15ml de óleo vegetal, em aplicações quinzenais de 40 minutos durante 12 semanas): bergamota, camomila romana, gerânio, jasmim, lavanda, limão, rosa, sávia sclarea e sândalo.

Não é sensacional? O mundo da aromaterapia é amplo e nos ajuda muito1

Clicando aqui você tem um vídeo sobre COMO COMEÇAR A USAR ÓLEOS ESSENCIAIS e aqui um vídeo sobre os CUIDADOS que você deve ter.

Aproveite! O mundo da aromaterapia é lindo e nos auxilia muito!

Com carinho,

Conheça nosso canal do YouTube

Renata Hermes
Naturologa
Deixe seu e-mail aqui e receba conteúdo sobre saúde, qualidade de pensamentos e equilíbrio emocional
Empreendedor mei empreendedora

Como sair da informalidade e abrir seu próprio CNPJ

Sair da informalidade e abrir uma empresa ou ser um microempreendedor individual é importante pois a partir da formalização terá um CNPJ, onde poderá emitir notas fiscais, terá benefícios previdenciários, como auxilio doença, aposentadoria, facilidade em abertura de conta bancária, comprovação de renda para compra de imóvel, empréstimos.

Leia mais »