Especial dia dos namorados

Por Jennifer Lemos

ESPECIAL DIA DOS NAMORADOS
Existe algum manual para saber como se relacionar bem?
 
Todo mundo quer uma resposta simples, um manual de como fazer ou algum milagre quando o assunto é relacionamento amoroso. E eu queria poder te dar tudo isso, mas como você já deve imaginar, não é assim que as coisas funcionam.
Por quê? Porque pessoas são diferentes. Você nasce, cresce, possui uma família, relatos de infância, traumas da adolescência e, depois, escolhas da vida adulta que vão fazer com que você seja única nesse mundo. SEM CLICHÊ! Pode ser que você conheça pessoas muito parecidas contigo, pode ser que você se relacione com alguém com quem você tenha muita sintonia, mas não existem pessoas iguais.
E aí está o grande desafio que é se relacionar. Um quer pizza e o outro churrasco; um gosta de samba e, o outro, sertanejo; um prefere dormir mais cedo enquanto o outro gosta das madrugadas.
Para o dia dos namorados, que está chegando, preparei algumas dicas simples para que você reflita sobre seu relacionamento ou o modo como deseja se relacionar a partir de agora.
– Cada casal precisa encontrar o seu próprio caminho. Conceitos de relacionamento feliz diferem entre casais. Não significa que há certo ou errado ou que um é melhor que o outro. Encontrem o caminho que faça ambos felizes.
– Para saber esse caminho, você precisa de autoconhecimento. É necessário saber quais valores importam para você.
– E o que fazer quando já se conhecer? Falar com o seu parceiro ou sua parceira aquilo que é importante para você. Para a pessoa saber. Acredite: as pessoas não deduzem facilmente, você precisa comunicar com palavras.
– Fazendo isso, vocês estabelecerão contratos. E é algo que você faz desde o primeiro dia que está com alguém. Você fala o que quer, a pessoa fala o que quer e vocês entram em um acordo. Ou não. Vai depender do quanto cada um está disposto a ceder. Lembrando que os acordos em um relacionamento precisam ser renovados de tempos em tempos. Se lá no começo vocês acordaram que tudo bem vocês almoçarem todos os domingos na casa da sua mãe e agora, 2 anos depois, ele (ou ela) já não quer mais, mas para você é importante esse contato com a família, como vocês podem chegar em um acordo?
Fale o que você quer. CONSTANTEMENTE.
Sexo é importante em um relacionamento. E conversar sobre isso com quem você se relaciona torna tudo melhor.
Trabalhe a sua individualidade. Quem é você sem o seu marido, o seu namorado, a sua esposa, a sua noiva?  Qual sabor de pizza você gosta? Qual a sua série favorita? O que você gosta de fazer aos domingos? O que você gosta, não o que vocês fazem ou gostam de fazer. Isso é importante para o relacionamento de ambos.
– Se você pensa que se relacionar é difícil, já vá trabalhando essa crença limitante. Se relacionar não é difícil, mas exige esforço constante. Nem sempre vai ser calmaria, justamente porque são pessoas diferentes e essas pessoas – adivinhe só? – vão mudando ao longo do tempo.
– Por isso, se relacionar bem é uma escolha. Caso não haja essa escolha ou um esforço para que as coisas fiquem bem, as chances de não darem certo é, infelizmente, muito grande.
– Esse esforço pode ser mais simples se você souber a linguagem do amor do seu parceiro ou parceira. Saber a linguagem do amor dele ou dela faz toda a diferença. Dica de leitura: as 5 linguagens do amor.
– As pessoas só mudam se elas quiserem mudar. Geralmente, um relacionamento acaba por algo que você notou lá no começo e te incomodou. Ninguém é perfeito, mas se algo te incomoda, fale desde o início. Não se iluda com a história de que “depois ele muda isso”, “a gente vai amadurecer nesse aspecto” ou “quando a gente se mudar as coisas vão melhorar”. Não é simples assim.
– Entendeu, né?! O mais importante em um relacionamento é a comunicação. Comunique o que você quer e ouça com o intuito de entender, não rebater.
Se pergunte: eu me relacionaria comigo mesma? E se esforce para ser essa pessoa com quem você gostaria de se relacionar. Muitas vezes você reclama das atitudes do parceiro ou parceira, mas o quanto você está sendo uma pessoa agradável para estar junto?

Renata Hermes

Conheça nosso canal do YouTube

Renata Hermes
Naturologa
Deixe seu e-mail aqui e receba conteúdo sobre saúde, qualidade de pensamentos e equilíbrio emocional

Aromaterapia e cabelos

O cuidado com o couro cabeludo e cabelos não deve ser negligenciado. Normalmente, as mulheres preocupam-se com uma boa aparência, mas, infelizmente, os cuidados com

Leia mais »