fbpx

Preste atenção! Seu corpo está dando sinais!

Já falei inúmeras vezes que nós, naturólogos, não oferecemos diagnóstico (conhecimento de doenças). Isso porque nossa avaliação se dá através da análise física, comportamental e emocional do interagente. Assim, prestamos atenção aos sintomas apresentados, emoções a eles relacionadas e aos sinais que o corpo apresenta.

Na maiorias das vezes, as pessoas não observam o próprio corpo. Ele está sempre apresentando sinais para dizer se apresenta-se em equilíbrio ou não. Normalmente, os sinais aparecem muito antes de alguma doença, de fato, ser percebida. Então, o importante é você saber que é diferente de todas as pessoas que conhece. Seu corpo apresenta sinais únicos e você deve estar atento a ele. Mas, separei algumas dicas que podem auxiliar no conhecimento do seu corpo físico e mental.

Prestar atenção no próprio corpo pode colaborar na prevenção ou tratamento de problemas de saúde. Saiba como entender os sinais dados pelo organismo segundo os ensinamentos orientais:

Dentes e unhas

Os dentes e as unhas do corpo, de maneira geral, estão relacionados ao tecido ósseo.
Preste atenção nos sinais:
Unhas – unhas secas e quebradiças; aparecimento de listras longitudinais; cutículas enfraquecidas.
Dentes – formação de manchas; amolecimento, quebra ou queda de dentes.

Cuidados naturológicos: se você já apresenta algum desses sinais, para harmonizar o corpo, o primeiro passo é modificar as refeições. Prefira frutas, legumes e verduras. Invista nas gorduras saudáveis e massageie o seu corpo com óleo de gergelim ou azeite de oliva.

Pele

A pele relaciona-se ao tecido muscular. Trata-se de um dos tecidos mais sensíveis a alterações internas e, conseqüentemente, que mais expressa os desequilíbrios em seus subprodutos.
Preste atenção nos sinais: ressecamento ou aumento da oleosidade da pele; surgimento de rugas ou acnes.

Cuidados naturológicos: a pele é sensível e necessita de cuidados específicos. Você pode amenizar os sintomas com óleo essencial de lavanda diluído em óleo vegetal de amêndoas para acalmar irritações e cicatrizar a pele. Mas o ideal é observar o tempo de aparecimento dos sintomas e características a eles relacionadas. Procurar um profissional assim que possível.

Cabelo

O cabelo está relacionado ao sistema nervoso.
Preste atenção aos sinais: queda, ressecamento ou aumento da oleosidade:

Cuidados naturológicos: já escrevi, em um post anterior, sobre cuidados específicos com o couro cabeludo e cabelos. Você pode acrescentar à sua rotina cuidados de aromaterapia e fitoterapia. Mas na maioria dos casos os sintomas diminuem quando se investe em hobies e atividades que sejam relaxantes e amenizem o estresse.

Blog

Preste atenção! Seu corpo está dando sinais!

Já falei inúmeras vezes que nós, naturólogos, não oferecemos diagnóstico (conhecimento de doenças). Isso porque nossa avaliação se dá através da análise física, comportamental e emocional do interagente. Assim, prestamos atenção aos sintomas apresentados, emoções a eles relacionadas e aos sinais que o corpo apresenta. Na maiorias das vezes, as

Leia mais »

Autoconhecimento

As pessoas que me conhecem há muitos anos falam que eu mudei muito. E para melhor. De fato, devo concordar: sou muito diferente de quem eu era. Ao longo dos últimos anos eu fiz escolhas que me fizeram ser quem eu sou hoje. Tudo começou pelo lado profissional quando decidi

Leia mais »
Blog

Tomilho – CORAGEM!

Thymus vulgaris Tomilho é uma planta pequenininha, bastante aromática. Apesar do tamanho, é grande: é a erva da coragem! Tomilho traz confiança e ameniza complexo de inferioridade. Ele age em medos mais profundos (aqueles que paralisam), tratando gentilmente e fortalecendo a segurança. Ele protege e engrandece. Trabalha a emoção do

Leia mais »
Renata Hermes
Naturologa
Deixe seu e-mail aqui e receba conteúdo sobre saúde, qualidade de pensamentos e equilíbrio emocional
Especial dia dos namorados

Todo mundo quer uma resposta simples, um manual de como fazer ou algum milagre quando o assunto é relacionamento amoroso. E eu queria poder te dar tudo isso, mas como você já deve imaginar, não é assim que as coisas funcionam. Por quê? Porque pessoas são diferentes. Para o dia...