Na maiorias das vezes, as pessoas não observam o próprio corpo. Ele está sempre apresentando sinais para dizer se apresenta-se em equilíbrio ou não. Normalmente, os sinais aparecem muito antes de alguma doença, de fato, ser percebida. Então, o importante é você saber que é diferente de todas as pessoas que conhece. Seu corpo apresenta sinais únicos e você deve estar atento a ele. Mas, separei algumas dicas que podem auxiliar no conhecimento do seu corpo físico e mental.
Prestar atenção no próprio corpo pode colaborar na prevenção ou tratamento de problemas de saúde. Saiba como entender os sinais dados pelo organismo segundo os ensinamentos orientais:
Dentes e unhas
Os dentes e as unhas do corpo, de maneira geral, estão relacionados ao tecido ósseo.
Preste atenção nos sinais:
Unhas – unhas secas e quebradiças; aparecimento de listras longitudinais; cutículas enfraquecidas.
Dentes – formação de manchas; amolecimento, quebra ou queda de dentes.
Cuidados naturológicos: se você já apresenta algum desses sinais, para harmonizar o corpo, o primeiro passo é modificar as refeições. Prefira frutas, legumes e verduras. Invista nas gorduras saudáveis e massageie o seu corpo com óleo de gergelim ou azeite de oliva.
Pele
A pele relaciona-se ao tecido muscular. Trata-se de um dos tecidos mais sensíveis a alterações internas e, conseqüentemente, que mais expressa os desequilíbrios em seus subprodutos.
Preste atenção nos sinais: ressecamento ou aumento da oleosidade da pele; surgimento de rugas ou acnes.
Cuidados naturológicos: a pele é sensível e necessita de cuidados específicos. Você pode amenizar os sintomas com óleo essencial de lavanda diluído em óleo vegetal de amêndoas para acalmar irritações e cicatrizar a pele. Mas o ideal é observar o tempo de aparecimento dos sintomas e características a eles relacionadas. Procurar um profissional assim que possível.
Cabelo
O cabelo está relacionado ao sistema nervoso.
Preste atenção aos sinais: queda, ressecamento ou aumento da oleosidade:
Cuidados naturológicos: já escrevi, em um post anterior, sobre cuidados específicos com o couro cabeludo e cabelos. Você pode acrescentar à sua rotina cuidados de aromaterapia e fitoterapia. Mas na maioria dos casos os sintomas diminuem quando se investe em hobies e atividades que sejam relaxantes e amenizem o estresse.