Este ano, em fevereiro, eu li o livro “O milagre da manhã”. Você já deve ter ouvido falar, tinha virado uma febre e muitas pessoas faziam. O autor Hal Elrod é coach e estava com muitos sintomas de depressão, afundado em dívidas, sem perspectiva de melhora ou de qualquer mudança. Com este cenário, ele resolveu colocar tudo que sabia em ação e dedicar-se ao seu desenvolvimento pessoal achando que, assim, alguma coisa iria acontecer. Sem tempo para isso (afinal, trabalhava manhãs e tardes e à noite, cansado, só pensava em relaxar…) passou a acordar 1 hora mais cedo para sua nova rotina (5h da manhã). Em pouco tempo, gostou tanto que já estava acordando às 4h todos os dias. E deu muito certo: seus níveis de estresse caíram drasticamente, tinha mais energia, clareza e concentração. Se sentia mais feliz, motivado e inspirado. Dois meses depois, seu faturamento atingiu o máximo que já havia conseguido e, então, passou a chamar seu ritual diário de “o milagre da manhã” e compartilhar com mais pessoas.
É simples e consiste em acordar mais cedo e seguir 6 passos: silêncio, afirmações, visualizações, escrita, leitura e exercício físico.
Eu fiz durante 30 dias seguidos e não notei muitas diferenças. Para mim, as razões são muito claras: NEM TODA PESSOA É DIURNA. Não são todos que rendem mais pela manhã e muito menos sentem prazer em acordar cedo. E CADA PESSOA POSSUI SEUS HORÁRIOS DE PREFERÊNCIA.
A ciência já comprovou que aquela história de dormir 8 horas por noite não é regra para todos. Minha prática em consultório me deu algumas certezas e, entre elas, que cada indivíduo é único. Uns vão amar acordar cedo, outros vão preferir começar o dia após 9h da manhã. Outros, ainda, vão começar a trabalhar 22h. Existe certo ou errado? Não. Existe aquilo que faz mais sentido para você.
Você pode acordar a hora que quiser! O que importa não é a hora que você acorda, mas o que você faz assim que você acorda. O que fazemos nas primeiras horas do nosso dia influencia diretamente o DIA TODO!
Quais escolhas fazer assim que acordar?
– A primeira dica é para evitar o modo soneca. Porque já há pesquisas que falam que quem usa frequentemente a soneca do despertador fica mais cansado. Para os pesquisadores, quando o modo soneca é ativado e a pessoa volta a dormir, podem ser liberados hormônios que levam o corpo a pensar que está prestes a cair em um sono profundo outra vez. Desta forma, quando o indivíduo é abruptamente acordado depois de 5 ou 10 minutos, o corpo e a mente acabam ficando confusos.
Pressionar o botão soneca pode afetar negativamente o seu dia.
– Por falar em despertador, nada de volume alto ou músicas com galo cantando: acorde gentilmente. Que sua primeira reação do dia seja despertar e não levar um susto.
– Arrumar a cama fará com que você comece o dia com a sensação de realização, pois você já concluiu uma das suas tarefas diárias. Além disso, de acordo com o Feng Shui, criar esse hábito ajuda a organizar a mente e torna os pensamentos mais claros e objetivos.
– Tomar um banho. Que seja de 2 minutos. Vai ajudar a começar o teu dia com mais qualidade.
– Fechar os olhos e visualizar o que você quer para seu dia. As emoções que você espera sentir e as ações que pretende ter. Um planejamento mental. Você também pode fazer afirmações (falar em voz alta aquilo que pretende atingir).
– Boas escolhas para quebra de jejum. O que são boas escolhas? Comida de verdade!
– Só aí, então, pegar o celular para ver um conteúdo produtivo. Evitar, ao máximo, estresse na primeira hora da manhã. Atendo pessoas que pegam o celular quando ele desperta e já abrem as redes sociais para ver o que aconteceu enquanto estavam dormindo. Este hábito é nocivo e não traz nada de bom. Você não tem como filtrar o que vai ver e, talvez, a primeira notícia do dia seja muito negativa. Por que não escolher algo leve para começar sua rotina?
– E, se você conseguir fazer tudo isso com calma, sem pressa alguma, melhor. Não precisa acordar muito mais cedo. Mas se você sente que está sempre correndo, tente 10 minutos antes e veja se há alguma diferença.
– Exercício físico, leitura e meditação são excelentes para começar o dia, mas só se isso fizer sentido para você. Ouça o seu corpo, busque autoconhecimento, procure perceber o que te dá mais prazer. É assim, aos poucos, que a vida vai entrando em equilíbrio.