Estamos em dezembro, o último mês do ano. As lojas já se enchem de enfeites de Natal, as casas também entram no clima e a mudança de hábitos e humor é perceptível, quase palpável. Tudo começa a ser deixado para depois, afinal, há a apresentação de final de ano na escola das crianças, a prova do inglês, a confraternização da empresa, entre outras coisas.
No meio de tudo isso, é comum você pensar: “ah, quer saber?! Ano que vem eu retomo a rotina, agora está muito complicado”. E, mesmo faltando semanas até o novo ciclo que você estabeleceu para si mesmo, você resolve que assim é melhor. Não vale a pena começar agora.
Será mesmo?
Vejo dois comportamentos muito comuns em finais de ano. O primeiro é uma alegria exacerbada, afinal, as festas estão quase chegando, você consegue avistar o recesso, vê mais os amigos, está junto aos familiares, tudo é festa, comida e felicidade. Ou, quase tudo. O segundo comportamento é uma sensação de fracasso. Mais um ano chega ao fim e você se vê na mesma situação (ou muito próximo) dos anos anteriores. Você se lembra vagamente das metas que tinha para 2019 e sabe que não alcançou. Tristeza, impotência e baixa autoestima acompanham esse comportamento.
Nem todo mundo se encaixa, mas a grande maioria. São opostos, mas que tem algo em comum: em ambos os casos, tudo é deixado para depois.
“Para quê começar agora?” “Sei que não vou dar conta” “Se não for para fazer exercícios físicos todos os dias, então eu nem vou” e por aí vai. As desculpas que você conta para si mesmo são muitas e, provável, você tem contato não só nesse mês, mas há muito tempo.
Pois bem. Vamos lá! Vou te contar um segredo. Ainda dá tempo de fazer muita coisa. De começar um exercício, de entrar em uma alimentação mais saudável ou de terminar o livro que está na cabeceira da cama. Ainda há tempo para organizar a casa, ir ao cinema com o marido ou superar a meta profissional do mês. Você ainda tem tempo. Mas irá escolher isso?
Quando começamos pelo mais difícil – ou pelo improvável – a chance de darmos continuidade é muito maior, caso seja algo que queremos. Experimente ficar sem açúcar em uma TPM, ou começar a dieta em pleno sábado ou, talvez, iniciar a academia em uma quinta-feira. Te parece estranho? E até pode ser, mas eu GARANTO que se você começar pelo mais difícil, você irá se fortalecer para continuar no seu propósito.
Pessoas que começam a correr em dias chuvosos ou iniciam projetos em pelo dezembro se fortalecem consigo mesmas. É você dizendo a você mesmo que está assumindo um compromisso, firmando um contrato, mostrando que consegue.
E, então, por que esperar para depois?
Ainda temos tempo. O que você ESCOLHE fazer hoje?
Com carinho,
Renata Hermes