Como ler mais?

Por Jennifer Lemos

“Rê, como você consegue ler tanto?!”. As pessoas sempre me perguntam isso. E como a leitura (para mim) é rotina, eu nem sabia o que responder. Como a @laranesteruk falou uma vez, você senta e lê, termina a página e lê a próxima… e assim vai fazendo. Não tem muito segredo. Talvez, o segredo seja eleger a leitura como uma prioridade. É uma escolha. Ou você lê ou assiste a seriados no Netflix. Ou lê ou fica no instagram matando tempo. Ou lê ou… Entende o que eu quero dizer?

Na minha rotina atual, raramente vejo seriados em dias da semana ou deixo o celular ligado até muito tarde (o modo avião se tornou um grande aliado para minha saúde mental).

Leio sempre ao acordar e antes de dormir. Muitas vezes, leio mais de 3 horas no meu dia. Tenho sempre um livro na bolsa, ou um artigo científico ou roteiros do YouTube para estudar. A qualquer tempinho que surge, eu estou lá, lendo: seja na praça de alimentação de um shopping, fila do banco ou no conforto da poltrona do meu consultório.

Mas, para te ajudar, separei algumas dicas bem simples:

  • Primeiro, escolha um horário para ler. Todos os dias, de domingo a domingo. Não precisa ser muito. 15 minutos já é excelente. Veja aquilo que se encaixa melhor em sua rotina. Ao acordar, no horário de almoço, no trajeto de ônibus, antes de dormir…
  • Depois, a escolha de livro é muito importante. Se você não sabe o que gosta, serão tentativas e erros (provavelmente) até você encontrar suas preferências. Muitas vezes, não é que o livro seja ruim, é você que não gosta daquele estilo de escrita ou tema.
  • Comece por um livro curto. Se a leitura não é hábito, por mais que o livro seja interessantíssimo, mas tenha 500 páginas, você pode cansar e desistir. E daí demorar muito para ser um próximo livro.
  • Tenha uma meta. 4 livros ao ano? 8 livros? 1 livro ao mês? Seja realista. Mas escreva aquilo que seria legal para você.
  • E se você é como eu e ainda gosta de livros impressos, o site da Amazon é ótimo (preço justo e entrega rápida). Uma propaganda gratuita poque vale muito!
  • BOA LEITURA!

Com carinho,

Conheça nosso canal do YouTube

Renata Hermes
Naturologa
Deixe seu e-mail aqui e receba conteúdo sobre saúde, qualidade de pensamentos e equilíbrio emocional
Empreendedor mei empreendedora

Como sair da informalidade e abrir seu próprio CNPJ

Sair da informalidade e abrir uma empresa ou ser um microempreendedor individual é importante pois a partir da formalização terá um CNPJ, onde poderá emitir notas fiscais, terá benefícios previdenciários, como auxilio doença, aposentadoria, facilidade em abertura de conta bancária, comprovação de renda para compra de imóvel, empréstimos.

Leia mais »