Coentro – equilíbrio entre luz e sombra

Por Jennifer Lemos

Coriandrum sativum

Muitas pessoas confundem coentro com salsinha. São bem diferentes. Se você também tiver dúvida, a próxima vez que for ao supermercado, inale o aroma dos dois e você irá perceber que a diferença é grande.
No ramo da fitoterapia, costumamos dizer que o aspecto sutil do coentro não é nada sutil, pois ele age profundamente, nas características que, geralmente, estão escondidas. O coentro é a planta que limpa tudo que é tóxico a nível físico, mental e emocional. É para tratar a “sombra” – aquilo que, normalmente, não é aceito pela maioria das pessoas.
Qual é a sua sombra? Você é vingativo? Ciumento? Você é esnobe? Não cumpre com seus objetivos? Você mente? Você trai? O que, normalmente, você esconde? Coentro auxilia a equilibrar.
Ele ajuda a combater o excesso de vaidade, ego e futilidade, equilibra nossa energia gerando tranquilidade para se compreender e compreender o outro. Ajuda a reduzir o ímpeto e traz capacidade de ponderar, eleva moral e gera bons costumes.
Ele é um condimento que torna as comidas pesadas mais fáceis de digerir, eliminando gases e aliviando dores abdominais espasmódicas que, às vezes, acompanham a flatulência. Também abranda diarreia.

Não sei vocês, mas moqueca de feijão branco? Só o nome já é sucesso, não é? Estou louca para testar essa receita que a Luísa – SoulBaker – fez pra gente!

MOQUECA DESINTOXIFICANTE DE FEIJÃO BRANCO 

INGREDIENTES:

  • 2 xíc. de feijão branco cozido
  • 1 cebola grande picada
  • 2 a 4 dentes de alho picados (depende de quanto você gosta)
  • 1 xíc de tomates bem maduros picados
  • 1 xíc de pimentão vermelho e/ou amarelo picado
  • 1 xic de leite de coco
  • 1/2 xíc de água
  • 1 c. de sopa de azeite de oliva
  • 1/2 c. de chá de cominho em pó
  • 1 xíc de coentro picado
  • 1/2 c. de chá de sal
  • 1/4 c. de pimenta do reino
  • 1 pimenta dedo de moça (sem a semente) picada (opcional – se quiser mais apimentado)
  • 1 c. de sopa de azeite de dendê
  • Suco de meio limão

MODO DE PREPARO:

Cozinhe o feijão branco e reserve.

Numa panela grande, acrescente o azeite de oliva e refogue a cebola e o alho por 5 minutos.

Depois, acrescente os tomates e depois o pimentão e refogue por mais 2 minutos, adicionando os temperos (cominhos, sal, pimenta).

Coloque, em seguida, o leite de coco e a água e deixe levantar fervura. Levantando fervura, acrescente o feijão branco e deixe que cozinhe por cerca de 10 minutos, com a panela tampada.

Desligue o fogo e acrescente o coentro picado (ou salsinha, se preferir), o azeite de dendê e o suco de limão. Prove e veja se precisa corrigir o tempero. Sirva em seguida.

________________

Sabendo que o coentro é ótimo para digerir alimentos mais pesados, logo me veio a mente combiná-lo com um alimento que nem sempre conseguimos absorver com facilidade no organismo: o feijão branco!

Os feijões são ótimas fontes de proteínas, triptofano, ácido fólico, manganês, ferro, entre outros nutrientes, mas nem sempre são muito amigos do nosso intestino. Com o coentro, evita-se o acúmulo de gases, tornando a refeição muito mais leve.

No fim, nasceu uma moqueca bem diferentona, mas muito saborosa. Unindo um prato super equilibrado, – e que convenhamos, nasceu para ter coentro nele! -, com a graça do feijão branco, fazendo as vezes do peixe.

Confesso que não fez falta alguma. Experimentem para ver!

Conheça nosso canal do YouTube

Renata Hermes
Naturologa
Deixe seu e-mail aqui e receba conteúdo sobre saúde, qualidade de pensamentos e equilíbrio emocional
Empreendedor mei empreendedora

Como sair da informalidade e abrir seu próprio CNPJ

Sair da informalidade e abrir uma empresa ou ser um microempreendedor individual é importante pois a partir da formalização terá um CNPJ, onde poderá emitir notas fiscais, terá benefícios previdenciários, como auxilio doença, aposentadoria, facilidade em abertura de conta bancária, comprovação de renda para compra de imóvel, empréstimos.

Leia mais »