Coentro – equilíbrio entre luz e sombra

Por Jennifer Lemos

Coriandrum sativum

Muitas pessoas confundem coentro com salsinha. São bem diferentes. Se você também tiver dúvida, a próxima vez que for ao supermercado, inale o aroma dos dois e você irá perceber que a diferença é grande.
No ramo da fitoterapia, costumamos dizer que o aspecto sutil do coentro não é nada sutil, pois ele age profundamente, nas características que, geralmente, estão escondidas. O coentro é a planta que limpa tudo que é tóxico a nível físico, mental e emocional. É para tratar a “sombra” – aquilo que, normalmente, não é aceito pela maioria das pessoas.
Qual é a sua sombra? Você é vingativo? Ciumento? Você é esnobe? Não cumpre com seus objetivos? Você mente? Você trai? O que, normalmente, você esconde? Coentro auxilia a equilibrar.
Ele ajuda a combater o excesso de vaidade, ego e futilidade, equilibra nossa energia gerando tranquilidade para se compreender e compreender o outro. Ajuda a reduzir o ímpeto e traz capacidade de ponderar, eleva moral e gera bons costumes.
Ele é um condimento que torna as comidas pesadas mais fáceis de digerir, eliminando gases e aliviando dores abdominais espasmódicas que, às vezes, acompanham a flatulência. Também abranda diarreia.

Não sei vocês, mas moqueca de feijão branco? Só o nome já é sucesso, não é? Estou louca para testar essa receita que a Luísa – SoulBaker – fez pra gente!

MOQUECA DESINTOXIFICANTE DE FEIJÃO BRANCO 

INGREDIENTES:

  • 2 xíc. de feijão branco cozido
  • 1 cebola grande picada
  • 2 a 4 dentes de alho picados (depende de quanto você gosta)
  • 1 xíc de tomates bem maduros picados
  • 1 xíc de pimentão vermelho e/ou amarelo picado
  • 1 xic de leite de coco
  • 1/2 xíc de água
  • 1 c. de sopa de azeite de oliva
  • 1/2 c. de chá de cominho em pó
  • 1 xíc de coentro picado
  • 1/2 c. de chá de sal
  • 1/4 c. de pimenta do reino
  • 1 pimenta dedo de moça (sem a semente) picada (opcional – se quiser mais apimentado)
  • 1 c. de sopa de azeite de dendê
  • Suco de meio limão

MODO DE PREPARO:

Cozinhe o feijão branco e reserve.

Numa panela grande, acrescente o azeite de oliva e refogue a cebola e o alho por 5 minutos.

Depois, acrescente os tomates e depois o pimentão e refogue por mais 2 minutos, adicionando os temperos (cominhos, sal, pimenta).

Coloque, em seguida, o leite de coco e a água e deixe levantar fervura. Levantando fervura, acrescente o feijão branco e deixe que cozinhe por cerca de 10 minutos, com a panela tampada.

Desligue o fogo e acrescente o coentro picado (ou salsinha, se preferir), o azeite de dendê e o suco de limão. Prove e veja se precisa corrigir o tempero. Sirva em seguida.

________________

Sabendo que o coentro é ótimo para digerir alimentos mais pesados, logo me veio a mente combiná-lo com um alimento que nem sempre conseguimos absorver com facilidade no organismo: o feijão branco!

Os feijões são ótimas fontes de proteínas, triptofano, ácido fólico, manganês, ferro, entre outros nutrientes, mas nem sempre são muito amigos do nosso intestino. Com o coentro, evita-se o acúmulo de gases, tornando a refeição muito mais leve.

No fim, nasceu uma moqueca bem diferentona, mas muito saborosa. Unindo um prato super equilibrado, – e que convenhamos, nasceu para ter coentro nele! -, com a graça do feijão branco, fazendo as vezes do peixe.

Confesso que não fez falta alguma. Experimentem para ver!

Conheça nosso canal do YouTube

Renata Hermes
Naturologa
Deixe seu e-mail aqui e receba conteúdo sobre saúde, qualidade de pensamentos e equilíbrio emocional

Tulum, os cenotes e a história maia

Em novembro tiramos férias e o destino foi o México! A viagem começou por Tulum e contou com muitos passeios para conhecer a história Maia, mergulhos em cenotes e, não vou mentir, algumas surpresas negativas. No post eu conto tudo!

Leia mais »