Alfazema – resiliência

Por Jennifer Lemos

Lavandula officinalis

Não é muito comum o uso na culinária. Mas hoje vamos falar sobre o quão essa planta é especial e pode ser muito importante em algum momento de sua vida.

A alfazema é uma planta bastante delicada em sua aparência, mas não se engane: é extremamente forte! E é esse aspecto que ela trabalha: resiliência.

Resiliência é a capacidade de uma pessoa lidar com seus próprios problemas, vencer obstáculos e não ceder à pressão, seja qual for a situação.

A alfazema é importante para momentos delicados. Indicada para períodos que exigem força – física, mental e/ou emocional. Ela traz confiança e a certeza de que “vai dar certo”. Protege de influências negativas e traz equilíbrio para enfrentar as situações mais difíceis.

Se você está passando por algum momento complicado (perdeu alguém querido, está em processo de divórcio, encontra-se desempregado, não está conseguindo engravidar, teve um diagnóstico negativo…), inclua alfazema em sua rotina – como ingrediente em receitas, como recheio de travesseiro ou chá. Ela irá auxiliar nesse momento trazendo o conforto que você precisa. Traz paz interior. 

As flores de alfazema são conhecidas por sua ação calmante e analgésica, e a erva é indicada para acalmar nervos e reduzir irritabilidade. Ela costuma ser usada em casos de insônia, asma (quando há emoção envolvida) e gases.

Agora é hora da receita da Luísa Colombi e – devo confessar – me apaixonei!

PUDIM DE LAVANDA, CARDAMOMO E MEL

INGREDIENTES:

  • 1 1/2 xic de água quente
  • 1 c. de chá de ágar ágar em pó
  • 400 ml de leite de amêndoas
  • 1 c . de chá de flores de alfazema/lavanda
  • 1/4 c. de chá de cardamomo em pó
  • 1/3 xíc de açúcar demerara ou outro adoçante de sua preferência (mascavo, de coco, xylitol)
  • 1/2 xíc de coco ralado fino
  • Decoração: 2 c. de sopa de mel e flores comestíveis

MODO DE PREPARO:

Coloque a água para ferver em uma panela pequena.

Quando levantar fervura, despeje as flores de alfazema e deixe por 5 min. Depois coe e reserve a infusão.

Em uma panela média, coloque o leite de amêndoas, o cardamomo e o ágar ágar para ferver. Deixe a mistura fervendo por cerca de 5 minutos. Depois, desligue o fogo e acrescente a infusão (água quente reservada), o coco ralado e o açúcar demerara.

Coloque numa forma de pudim e deixe de um dia para o outro na geladeira.

Na hora de servir, regue com o mel e as flores comestíveis para decorar.

­­

________

Para quem não está acostumado a chás ou uso de flores – como água de rosas – em preparações, pode estranhar o resultado. Mas é uma questão de adaptação. De qualquer modo, antes de fazer o pudim, recomendo que tome um chá de alfazema antes para sentir o sabor da erva.

E se não gostar dela pura, outra ideia é utilizar outro chá que leve lavanda. Um que eu adoro e é MUITO saboroso é o Rooibos La Provence, da Tea Shop, mas você pode usar qualquer outro de sua preferência.

Fiz essa combinação do pudim, pensando que essa seria uma boa refeição para se fazer um pouco antes de dormir, porque une alimentos que ajudam a induzir o sono.

A amêndoas, incluída no leite, é rica em triptofano, precursor da serotonina, hormônio responsável por baixar os níveis de cortisol no nosso organismo. Já o mel é um carboidrato simples, que auxilia no sono, pois torna mais fácil a absorção do triptofano no corpo.

Ainda, a Lavanda, como a Re explicou, é calmante e analgésica, perfeita para tornar o sono mais tranquilo. Por fim, o cardamomo, entre muitas outras propriedades, é considerado sedativo, razão pela qual casa perfeitamente com todos os demais ingredientes, tanto na função relaxante, quanto no sabor.

Conheça nosso canal do YouTube

Renata Hermes
Naturologa
Deixe seu e-mail aqui e receba conteúdo sobre saúde, qualidade de pensamentos e equilíbrio emocional

Traumas

Quando falo, em meus atendimentos de irisdiagnose, sobre traumas, as pessoas normalmente agem com curiosidade ou medo. Difícil alguém agir apaticamente diante dessa palavra. Mas

Leia mais »