Está na Revista Saúde deste mês (março de 2014): muitos fitoterápicos trazem a promessa de um sono tranquilo. Porém, nem todos têm o efeito respaldado pela ciência. Quem me conhece sabe o quanto eu gosto de pesquisas científicas para poder comprovar os efeitos das plantas, óleos essenciais e diferentes práticas utilizadas em consultório.
Então, hoje – de acordo com dados da matéria da revista – vamos falar sobre plantas que normalmente são indicadas para insônia.
O que as pesquisas e experts dizem sobre seis plantas com fama de soníferas:
Kava-Kava
De acordo com a nova revisão científica, a Kava Kava só manda pra longe a insônia deflagrada por estresse crônico. Geralmente utilizada em cápsulas, é mais efetiva se ingerida após as refeições – mas pode demorar algumas semanas para começar a fazer efeito. Só que não é indicada para quem tem problemas renais.
Lavanda
É a planta mais utilizada na aromaterapia – e os ensaios em seres humanos, com a planta em forma de chá, ainda são inconclusivos. Sabe-se, contudo, que seu óleo essencial bate de frente com o estresse e a ansiedade. Se pe isso que está fomentando madrugadas em claro, pode deixar a mente mais aberta a bons sonhos.
Erva de São João
Tem mecanismo de ação análogo ao de alguns antidepressivos e, por isso, suas cápsulas combatem quadros de insônia ligados à depressão. Mas o neurologista Leonardo Goulart, do Hospital Israelita Albert Einstein, diz que ela demanda cautela por certa imprevisibilidade durante o uso.
Não há bons estudos falando da camomila e a relação com a insônia. Mas os experts dizem que seu status de aliada das noites tranquilas não fica abalado se considerarmos o aspecto psicológico em torno do simples ritual de tomar o chá quentinho.
Valeriana
Segundo revisão científica, a Valeriana melhora a qualidade do sono, apesar da carência de provas contundentes em relação ao tratamento da insônia em si. Seria mais eficaz em quadros leves e moderados, especialmente associada a outros fitoterápicos. É mais segura na forma de cápsulas e é contraindicada a portadores de doenças no fígado e usuários de outras drogas sedativas.
Passiflora
Originário do maracujazeiro, é um dos fitoterápicos calmantes mais cotados para facilitar o sono – e pesquisas apontam que isso acontece se há uma leve dificuldade para adormecer. Quando existe uma causa mais séria por trás da insônia, essa planta não costuma ser eficaz.