fbpx

Você já sabe como prevenir o coronavírus. Mas o que você está fazendo por sua saúde mental?

Coronavírus já estava matando milhares de pessoas, mexendo com a economia global e causando insegurança, instabilidade e dúvidas. Mas parecia muito longe, não é mesmo? As notícias nos jornais não eram a nossa realidade – que continuava sem sofrer alterações. O trabalho seguia o mesmo, almoços em família ainda eram rotina e abraços aconteciam sem restrições.

Mas, antes do que prevíamos, fomos surpreendidos por uma quarentena. O Governo de Santa Catarina se antecipou em relação a outros estados e decretou o isolamento. De um dia para o outro, literalmente, vimos as ruas ficarem vazias, o álcool gel ser item obrigatório e o silêncio conseguir ser ouvido.

Casais que pensavam em divórcio estão sendo obrigados a conviver mais do que gostariam, as crianças – que comemoraram as férias antecipadas – já pedem quando as aulas poderão voltar e você, que vivia muito bem sozinha, obrigada, já sente falta do calor humano.

A maioria de nós está tentando estabelecer uma rotina, mas a concentração está difícil; o açúcar e a bebida alcóolica estão sendo companhia para muitos e o tempo gasto no celular já ultrapassou todos os limites.

São muitas mudanças. Estamos vivendo – todos nós – algo nunca visto. Como agir? O que fazer? Como buscar informações úteis e de qualidade?

Diariamente, somos bombardeados com um novo protocolo, com mais tantos casos confirmados e óbitos acontecendo. A mente não para, o coração acelera e, inevitavelmente, uma dúvida surge: como manter a calma diante disso tudo?

Acontece que “isso tudo” não tem um prazo para acabar. Temos expectativas, suposições e opiniões de especialistas, mas não sabemos. E se não atentarmos para o cuidado com a mente, ficaremos doentes de qualquer jeito.

Síndrome do pânico, transtorno de ansiedade generalizada, fobia social e depressão serão, provavelmente, as doenças mais diagnosticadas no período pós-corona. E o que você pode fazer para prevenir isso?

Tenha uma rotina de sono. Horários para dormir e acordar. Invista em um ritual antes de dormir para ir desacelerando e se preparar para um sono de qualidade.

– Seu organismo precisa entender quando é dia e quando é noite. Pela liberação de hormônios e todos os benefícios que eles trazem à saúde. Portanto, cuide para não trocar dias por noites e…

Pegue sol diariamente. Deitado na cama, sentado no sofá ou estirado no chão – quem se importa? Importante mesmo é sentir o sol batendo. Já muda a energia!

– Aproveite o momento e invista em alimentação de qualidade, com COMIDA DE VERDADE. A máxima “descasque mais e desembale menos” nunca fez tanto sentido e foi tão simples de acontecer.

– Mesmo com a casa cheia, o home office e as crianças, converse com a família para ter um tempo seu, só SEU. 10 minutos ao dia para você fazer o que bem entender (incluindo fazer nada) podem garantir sua saúde mental para o resto do dia.

– Evite excesso de notícias. Busque informações em um ou dois jornais ou sites específicos. Cuidado para não compartilhar notícias falsas e filtre quem você segue ou com quem você mantém contato durante esse período.

O celular deve ser deixado mais de lado. Faça isso com consciência.

– As escolhas de séries e filmes para o momento podem ser com muita comédia e romance. Leveza vai te fazer muito bem!

Se as coisas já eram ou estão muito complicadas, não hesite em pedir ajuda profissional. Há naturólogos, psicólogos e psiquiatras fazendo atendimentos online. Não espere a dor se instalar: você é um todo. Cuide-se por inteiro.

Estamos em uma pandemia e é normal não se sentir bem nesse período. Mas, sabemos: isso vai passar. E, quando passar, quero que você esteja bem.

Blog

Hiltl – primeiro restaurante vegetariano do mundo

Gosto muito de compartilhar dicas de lugares legais para ir. Mas este lugar, antes mesmo de eu visitar, eu sabia que iria querer falar mais sobre ele. Nas minhas férias viajei em família e um dos lugares visitados foi Zurique, na Suíça. Meses antes, pesquisando mais sobre a cidade, descobri

Leia mais »
Blog

Então, é Natal… E o que você ainda pode fazer?

Estamos em dezembro, o último mês do ano. As lojas já se enchem de enfeites de Natal, as casas também entram no clima e a mudança de hábitos e humor é perceptível, quase palpável. Tudo começa a ser deixado para depois, afinal, há a apresentação de final de ano na

Leia mais »
Blog

5 dicas para começar o dia muito bem

Fala-se muito em qualidade do sono e higiene do sono e, muitas vezes, até nós – profissionais da área da saúde – não atentamos para a importância de se começar um dia bem. Os primeiros 60 ou 90 minutos do seu dia importam muito, pois se eles forem preenchidos com

Leia mais »
Blog

8 motivos para utilizar óleos essenciais

Por quê, afinal, usar óleos essenciais? Muitas pessoas os acham caros e de uso limitado. Mas não é bem assim: os óleos essenciais podem ser utilizados em diversos tratamentos terapêuticos e em uso domiciliar para ampliar a saúde da família. Não são caros – o preço é justo, pois há

Leia mais »
Renata Hermes
Naturologa
Deixe seu e-mail aqui e receba conteúdo sobre saúde, qualidade de pensamentos e equilíbrio emocional
Especial dia dos namorados

Todo mundo quer uma resposta simples, um manual de como fazer ou algum milagre quando o assunto é relacionamento amoroso. E eu queria poder te dar tudo isso, mas como você já deve imaginar, não é assim que as coisas funcionam. Por quê? Porque pessoas são diferentes. Para o dia...