fbpx

Vamos falar sobre MENSTRUAÇÃO?

Só o título pode assustar ou trazer algum incômodo. Mas é algo tão natural que não faz sentido não falarmos sobre o assunto.
Em meu consultório, com amigas e até nas redes sociais tenho visto cada vez mais mulheres doentes:
síndrome dos ovários policísticos, endometriose, ansiedade, estresse, depressão, síndrome do pânico, candidíase, infertilidade sem causa conhecida e muito mais.
Mulheres e homens antes de nós lutaram muito pelos nossos diretos e liberdade. Ainda há muito o que fazer, mas já conseguimos bastante e, sabe o que eu observo?, parece que não estamos sabendo lidar com as escolhas, a correria do dia a dia e o fato inegável de sermos MULHERES.
Posso mudar de ideia, mas o que me parece muito claro atualmente é que nós, mulheres, estamos adoecendo porque, em um primeiro momento, negamos a nossa natureza. Menstruação deveria ocorrer uma vez por mês (às vezes um ciclo maior, noutras, menor), deveria ser um momento de descanso: um momento para colocar aquela roupa bem confortável, assistir muitos seriados, comer um doce sem culpa e dormir horas a mais.
Mas o que temos feito? Negado esse período. Continuamos a vida como se não existisse essa necessidade de desacelerar e, em muitos casos, algo tão natural passa a ser visto como um incômodo e, desse modo, o corpo não aguenta: somatizamos sintomas e doenças.
O período menstrual é chamado comumente de “a regra”, como se fosse um regime ditatorial que governa nossas vidas passando por cima de nossas vontades. Acha que é exagero? Acredito que você, mulher, não fala quando está menstruada, esconde seu sangue, toma remédios para aliviar as cólicas, reclama do inchaço abdominal e pode até achar que menstruação é algo ruim.
Com o passar dos anos, a menstruação foi transformada em algo doloroso, incômodo e sujo. Pílulas anticoncepcionais começaram a ser vendidas como pílulas milagrosas e emendar cartelas com o intuito de não menstruar passou a ser algo inquestionável.
Menstruar é algo natural, saudável e bom! É um momento para a mulher ficar mais introspectiva, pois o corpo pede calma e repouso. E fazer uma pausa é necessário para recomeçar o ciclo.
Então, a cada menstruação, fica o convite para DESACELERAR. Respirar fundo. Começar a meditar se você ainda não tem essa prática. Não se cobrar por não estar fazendo exercício físico e muito menos se culpar por querer ainda mais açúcar. Entenda que é um momento e, como todas as outras fases, passa. Respeite, agradeça e viva intensamente esse querer ficar com roupas confortáveis, em casa, com seriados e comida boa. Pense bem: é tão ruim assim?! Pode ser maravilhoso! É só você permitir!

Foto: http://anaturalissima.com.br/sagrado-feminino-a-volta-da-essencia-que-quase-nos-foi-tirada/

Blog

Como sair em férias e não adoecer?

Uma situação muito comum (que pode ter acontecido com você): as coisas no trabalho estão ótimas, mas a demanda é alta. Você está trabalhando demais. Carga horária pesada, muitas coisas para resolver, estresse visível. Quando você consegue tirar férias, o que acontece? Você fica doente! Poxa! Justo no momento em

Leia mais »
Blog

Aromaterapia e cabelos

O cuidado com o couro cabeludo e cabelos não deve ser negligenciado. Normalmente, as mulheres preocupam-se com uma boa aparência, mas, infelizmente, os cuidados com a saúde dos cabelos só é visto como essencial quando alguma anomalia acontece. É importante você sempre alisar, com a ponta dos dedos e toque

Leia mais »
Blog

23 de março – dia do Naturólogo

Naturólogos. Se você já ouviu falar de nós, provavelmente, conhece um. Se não, por favor, deixe-me nos apresentar. Fizemos Naturologia Aplicada, um curso de graduação oferecido somente em duas universidades do país. Geoterapia, Medicina Chinesa, Reflexoterapia e Aromaterapia foram algumas de nossas disciplinas na faculdade. Somos profissionais capacitados em prevenir,

Leia mais »
Blog

Alegria como mau presságio

O ano de 2015 estava sendo mágico para nós – eu e meu marido. Profissionalmente as coisas estavam excelentes, movimento cada vez maior e atração de pessoas que realmente queríamos; começamos a correr e participar de grandes provas; ótimas notícias eram frequentes na vida pessoal; e tudo estava maravilhoso. Vini

Leia mais »
Renata Hermes
Naturologa
Deixe seu e-mail aqui e receba conteúdo sobre saúde, qualidade de pensamentos e equilíbrio emocional
Especial dia dos namorados

Todo mundo quer uma resposta simples, um manual de como fazer ou algum milagre quando o assunto é relacionamento amoroso. E eu queria poder te dar tudo isso, mas como você já deve imaginar, não é assim que as coisas funcionam. Por quê? Porque pessoas são diferentes. Para o dia...