fbpx

Plantas para dormir bem?

Está na Revista Saúde deste mês (março de 2014):  muitos fitoterápicos trazem a promessa de um sono tranquilo. Porém, nem todos têm o efeito respaldado pela ciência. Quem me conhece sabe o quanto eu gosto de pesquisas científicas para poder comprovar os efeitos das plantas, óleos essenciais e diferentes práticas utilizadas em consultório.

Então, hoje – de acordo com dados da matéria da revista – vamos falar sobre plantas que normalmente são indicadas para insônia.

O que as pesquisas e experts dizem sobre seis plantas com fama de soníferas:

Kava-Kava

De acordo com a nova revisão científica, a Kava Kava só manda pra longe a insônia deflagrada por estresse crônico. Geralmente utilizada em cápsulas, é mais efetiva se ingerida após as refeições – mas pode demorar algumas semanas para começar a fazer efeito. Só que não é indicada para quem tem problemas renais.

Lavanda

É a planta mais utilizada na aromaterapia – e os ensaios em seres humanos, com a planta em forma de chá, ainda são inconclusivos. Sabe-se, contudo, que seu óleo essencial bate de frente com o estresse e a ansiedade. Se pe isso que está fomentando madrugadas em claro, pode deixar a mente mais aberta a bons sonhos.

Erva de São João

Tem mecanismo de ação análogo ao de alguns antidepressivos e, por isso, suas cápsulas combatem quadros de insônia ligados à depressão. Mas o neurologista Leonardo Goulart, do Hospital Israelita Albert Einstein, diz que ela demanda cautela por certa imprevisibilidade durante o uso.

Camomila

Não há bons estudos falando da camomila e a relação com a insônia. Mas os experts dizem que seu status de aliada das noites tranquilas não fica abalado se considerarmos o aspecto psicológico em torno do simples ritual de tomar o chá quentinho.

Valeriana

Segundo revisão científica, a Valeriana melhora a qualidade do sono, apesar da carência de provas contundentes em relação ao tratamento da insônia em si. Seria mais eficaz em quadros leves e moderados, especialmente associada a outros fitoterápicos. É mais segura na forma de cápsulas e é contraindicada a portadores de doenças no fígado e usuários de outras drogas sedativas.

Passiflora

Originário do maracujazeiro, é um dos fitoterápicos calmantes mais cotados para facilitar o sono – e pesquisas apontam que isso acontece se há uma leve dificuldade para adormecer. Quando existe uma causa mais séria por trás da insônia, essa planta não costuma ser eficaz.

 

Blog

Irisdiagnose: dúvidas e curiosidades

Costumo ouvir muito em consultório: “você adivinhou tudo!”. Que fique claro: irisdiagnose não é adivinhação. É uma forma de conhecimento, através da análise das íris, das condições físicas do organismo, possíveis fragilidades em órgãos específicos e comportamentos apresentados. Para avaliar, utiliza-se um mapa, onde todo o corpo humano é representado

Leia mais »
Blog

Óleos essenciais para depressão

Antes de falar sobre como os óleos essenciais podem ajudar a amenizar sintomas de depressão, vale lembrar que este é um assunto sério. Naturólogos, aromaterapeutas e terapeutas holísticos não podem diagnosticar doenças. Muito menos, após diagnóstico, tratar o paciente sozinho. Pelo contrário! Atualmente, há pesquisas científicas que comprovam que uma

Leia mais »
Blog

Escolha sua vida!

O vídeo de hoje traz um pouco do que eu aprendi lendo o livro “Essencialismo: a disciplinada busca por menos”. Como fazer boas escolhas (ou escolhas certas)? É necessário planejar ou isso é perda de tempo? É possível deixar a vida mais simples? Como fazer menos, mas fazer melhor? Tudo

Leia mais »
Renata Hermes
Naturologa
Deixe seu e-mail aqui e receba conteúdo sobre saúde, qualidade de pensamentos e equilíbrio emocional
Especial dia dos namorados

Todo mundo quer uma resposta simples, um manual de como fazer ou algum milagre quando o assunto é relacionamento amoroso. E eu queria poder te dar tudo isso, mas como você já deve imaginar, não é assim que as coisas funcionam. Por quê? Porque pessoas são diferentes. Para o dia...