fbpx

Fazer silêncio no meio do caos

Estou meio sumida daqui, eu sei. O motivo não poderia ser outro: trabalho. Por enquanto, não posso contar muito a vocês, mas aguardem que novembro será cheio de novidades (daquelas GRANDES novidades) e, por isso, estou me dedicando a novos projetos, tão ligados a tudo que eu sempre quis fazer, que a rotina foi deixada um pouco de lado.

O tempo passou, estamos no final de outubro e, adivinhem só? Não queria virar o mês sem passar por aqui e falar com vocês (porque apesar de eu postar diariamente no instagram e facebook, semanalmente no YouTube e no início de cada mês enviar e-mail a quem está na nossa lista – ah! se você ainda não faz parte, inscreva-se aqui! – eu sei que tem algumas pessoas que gostam de acompanhar conteúdo pelo site e, por isso, cá estou!).

Dessa vez, não trago conteúdo em Naturologia, mas uma reflexão sobre a importância de darmos um tempo.

Esse ano está sendo de muito aprendizado: apesar da rotina intensa (acho nunca trabalhei tanto!) estou vivendo o oposto, também: a quietude, o silêncio e o fazer nada.

Coisas para fazer? Sempre temos! Metas para cumprir? Todos os dias! O e-mail, whatsapp e redes sociais? Perdemos a conta de quantas vezes checamos, mas… e o descanso?

Nesse mês, como eu disse, surgiram novos projetos e eu nem pensei: agarrei as oportunidades que apareceram. E, justo nesse mês de tantas novidades, tive uma viagem de lazer – que já estava programada há meses. A pausa de apenas 5 dias me fez lembrar que mais importante do que a intensidade em tudo que se faz é o equilíbrio que conseguimos ter. E, para ter esse equilíbrio no meio do caos, muitas vezes precisamos buscar o outro extremo.

Assim, intuitivamente, me desconectei e repensei. Sou uma pessoa que sempre gostou do silêncio (não corro com música e muito menos tem barulho algum enquanto eu escrevo esse post), porém tenho uma dificuldade em fazer NADA. Estou sempre fazendo algo. Em casa, sempre em movimento: trabalhando, vendo algum seriado, cozinhando, lendo ou colocando uma roupa para lavar. No consultório, até meditar às vezes é meta.

Li em algum livro – não lembro qual, talvez “o poder do agora” – que a incapacidade de parar de pensar é uma aflição terrível, mas ninguém mais percebe isso porque estamos todos sofrendo desse mal. O ruído mental incessante nos impede de encontrar serenidade interior. E sem serenidade interior não conseguimos fazer coisa alguma com bons resultados – seja em sua vida profissional ou pessoal.

Por isso, um lembrete a mim mesma: quando o caos se instalar, procure o silêncio. Não estou falando em fugir ou viajar. Estou falando em desligar os ruídos: o celular, televisão e até os livros. Estou falando em não ter planos. Se ouvir e fazer o que te faz feliz longe daquilo que PRECISA SER FEITO. Fazer nada. Pensar em nada. Descansar o corpo e a mente. É saúde. É equilíbrio.

O que eu vou fazer a partir de agora? Tenho muito trabalho até o final desse ano, mas me darei alguns finais de semana longe de tudo e em contato com a natureza e comigo mesmo.

E para o ano que vem? Já vou programar minha agenda com algumas folgas – às vezes até em um dia de semana – para o NADA. Sem compromisso. Sem prazo. Sem metas.

Alguns dias de silêncio para dar espaço ao equilíbrio e a intuição.

O que virá depois?

O repouso me dirá qual será o próximo passo.

Beijos,

Renata Hermes

Blog

Alegria como mau presságio

O ano de 2015 estava sendo mágico para nós – eu e meu marido. Profissionalmente as coisas estavam excelentes, movimento cada vez maior e atração de pessoas que realmente queríamos; começamos a correr e participar de grandes provas; ótimas notícias eram frequentes na vida pessoal; e tudo estava maravilhoso. Vini

Leia mais »
Blog

Vamos falar sobre MENSTRUAÇÃO?

Só o título pode assustar ou trazer algum incômodo. Mas é algo tão natural que não faz sentido não falarmos sobre o assunto. Em meu consultório, com amigas e até nas redes sociais tenho visto cada vez mais mulheres doentes: síndrome dos ovários policísticos, endometriose, ansiedade, estresse, depressão, síndrome do

Leia mais »
Blog

Florença, Bolonha, Siena e Cortona

Após Roma, pegamos um trem para Florença (sempre compramos antecipadamente, já aqui do Brasil, todos os trens). Florença eu já conhecia (a lua de mel foi lá). Uma cidade que tem minha história e meu coração. Não me importo em voltar novamente para onde já fui, até gosto.Tem que valer

Leia mais »
Blog

Tratamentos Naturais Para Gestantes

Vou falar algo que, talvez, te surpreenda: chás não são indicados durante a gestação. Se você já tinha o hábito anteriormente e sente falta, prefira, então, chás de frutas que são os mais seguros. E óleos essenciais só são orientados em casos bastante específicos e, de preferência, com orientação de um profissional formado em aromaterapia clínica.

Leia mais »
Renata Hermes
Naturologa
Deixe seu e-mail aqui e receba conteúdo sobre saúde, qualidade de pensamentos e equilíbrio emocional
Especial dia dos namorados

Todo mundo quer uma resposta simples, um manual de como fazer ou algum milagre quando o assunto é relacionamento amoroso. E eu queria poder te dar tudo isso, mas como você já deve imaginar, não é assim que as coisas funcionam. Por quê? Porque pessoas são diferentes. Para o dia...