Orientações (da naturóloga) para grávidas

Por Jennifer Lemos

Gravidez! Resolvi falar do assunto, pois algumas interagentes estão lindamente grávidas e isso me fez perceber que elas têm acompanhamento naturológico, mas muitas grávidas, não. Quero auxiliar da melhor maneira possível. Por isso, resolvi fazer deste post, um texto com orientações gerais. Antes de começar a ler, lembre-se: procure seu médico para qualquer dúvida e não busque informações em sites que desconhece. Essa é uma fase importante e delicada. Você precisa se cuidar 🙂
Você está grávida?! Então está sentindo uma mistura de emoções, medo com euforia, curiosidade, ansiedade, tudo novo e diferente a cada dia. Mas com tudo isso, são muitas as queixas: enjoos, dores de cabeça, azia, constipação intestinal, cistite, dores corporais, desequilíbrio emocional. Como lidar com tudo isso da forma mais saudável possível?
Vamos a algumas orientações:

– Não use óleos essenciais, argilas e plantas medicinais sem consultar um naturólogo;

– Evite – principalmente nos primeiros meses de gestação – gengibre, canela e alecrim;

– A dosagem para chás passa a ser diferente: utilize (no máximo) uma colher de chá da planta seca para uma xícara de água;

– Óleos essenciais de tomilho, sálvia e coentro são proibidos!

– Só inicie uma atividade física com o consentimento do seu médico;

– Opte por exercícios mais leves e relaxantes, que ajudem a controlar o peso e não tenham tanto impacto no sistema cardiovascular;

– Respeite os limites do seu corpo;

– Mantenha uma alimentação rica em ácido fólico e ferro. Vegetais verde escuros, cereais, frutas cítricas, leguminosas, castanhas e sementes são alguns exemplos.

– Se possível, medite. Já foram comprovados os benefícios da meditação nessa fase – para a mãe e para o bebê.

– Desacelere. Não tenha pressa. Você tem alguns meses para se preparar para a chegada do seu filho. Faça disso algo positivo, jamais estressante.

– Ouça músicas que te façam se sentir confortável e feliz.

– Só pergunte a pessoas cujas opiniões são válidas para você. Nessa fase, todo mundo tem alguma sugestão para dar. Filtre para não ficar confusa ou nervosa.

– Passa rápido. Aproveite o máximo que você puder de cada dia!

Conheça nosso canal do YouTube

Renata Hermes
Naturologa
Deixe seu e-mail aqui e receba conteúdo sobre saúde, qualidade de pensamentos e equilíbrio emocional

Autocuidado Feminino

Cada mulher tem sua história, seus desejos, seus sonhos, seus medos e seus ciclos. Cada mulher, com seu autoconhecimento, será a melhor pessoa para cuidar de si mesma. Você deve buscar sempre se conhecer. Quando uma mulher está em desequilíbrio ou apresenta sintomas incômodos – sejam físicos, mentais ou emocionais – é o organismo pedindo uma ajuda.

Leia mais »