Cuidando com amor: ofurô para bebês

Por Jennifer Lemos

Complementando o post sobre Shantala (não leu ainda? clique aqui para saber sobre), hoje vou falar sobre o ofurô para bebês ou banho de balde, que pode ser feito logo depois da Shantala (massagem infantil).

A prática desse tipo de banho começou no final dos anos 90, nas maternidades holandesas. Os obstetras de lá estavam interessados em gerar uma transição mais serena entre a vida intrauterina e a nova realidade dos bebês e fez tanto sucesso que se espalhou pelo mundo.

O grande mérito dessa técnica ocorre porque como o balde é um recipiente pequeno, o recém-nascido fica numa posição muito próxima à que ficava no útero da mãe (com os braços e pernas encolhidos e submersos na água). Além disso, a água quente (entre 36-38 °C) é relaxante, analgésica e sedativa (isso explica porque esse tipo de banho diminui a agitação, cólicas e insônia dos bebês).

Entre os principais cuidados com esse tipo de banho estão: colocar o bebê limpo na água, manter a água em torno de 37°C, ficar atento para que a criança não coloque água na boca/rosto (ela deve ficar com água até os ombros, nunca flutuando; e se for necessário, você deve segurar a cabeça dela), não sair de perto do bebê (para não ter o risco de se afogar ou derrubar o balde).

Tenha sempre um termômetro de água (não confie apenas colocando a mão na água e “testando a temperatura” em você, pois a pele do bebê é bastante sensível) e uma garrafa térmica com água aquecida para manter a água na temperatura correta. Se for inverno, é interessante manter um aquecedor ligado, para que a água não esfrie muito rápido e nem o bebê fique em contato com o ar gelado.

Esse banho pode ser feito assim que o bebê sair da maternidade (nesses primeiros banhos é indicado enrolar o bebê numa toalha ou fraldinha para que ele se sinta mais seguro e mantenha a cabeça dele ereta, segurando a cabeça/queixo colocando a ponta dos dedos embaixo do queixo) e pode ser feito até, mais ou menos, os seis meses (se ele ainda couber no balde). Já existe no mercado ofurôs feitos para crianças maiores (até os 3-4 anos).

Algumas pessoas preferem substituir a banheira completamente pelo banho de balde (nesse caso, quando o bebê é recém-nascido o ideal é que haja duas pessoas: uma para segurar a cabeça do bebê e outra para passar o sabonete). Assim que a criança for maior (e não precisar ter esse cuidado de segurar a cabeça), um adulto só dá conta de dar banho nela.

Já outros preferem utilizá-la como um ofurô mesmo (para quem não sabe, o banho de ofurô tem origem no Japão. Lá as pessoas tem o costume de se limpar/ensaboar e retirar o sabonete numa ducha rápida antes de entrar na banheira, conhecida como ofurô, que estará aquecida e será um banho de imersão com a finalidade de relaxar – sem o uso de sabonete, shampoo, sais, etc).

Existe um balde próprio para esse fim que tem plástico atóxico, base mais arredondada e antiderrapante, sugerindo maior estabilidade e segurança durante o banho. Entretanto, você pode fazer com um balde comum (exclusivo para esse fim), desde que ele tenha alça reforçada, borda larga, sem emendas ou rebarbas (que possam machucar o bebê), com capacidade para 15 a 19 litros de água e de preferência que seja transparente, para que você possa visualizar bem o bebê.

O tempo de banho quem dita, geralmente, é a própria criança. Mas o ideal seria entre 10 a 15 minutos de imersão.

Podemos deixar o banho mais turbinado utilizando plantas medicinais. Elas podem ser usadas na forma de chá para acalmar o bebê e diminuir problemas de pele (como os eczemas e dermatites).

O recomendado é fazer um chá por infusão dessa forma: pegue uma xícara e coloque a planta (1 colher de sopa de planta seca ou 2 colheres de sopa de planta in natura). Coloque 250 ml de água para ferver e desligue antes que forme a fervura (quando começam a surgir as bolhinhas). Despeje a água na xícara reservada e abafe (utilizando o pires) por 10 minutos. Coe e pode usar o chá (despeje o conteúdo no balde, junto com a água na temperatura adequada para o banho).

Plantas mais utilizadas nos banhos para bebês:

* Alfazema: Calmante do sistema nervoso;
* Calêndula: Ajuda a diminuir eczemas e problemas de pele;
* Camomila: Calmante do sistema nervoso e também diminui problemas de pele;
* Rosa branca: Acalma a pele.

Se você quiser aprender, clique aqui para ver vídeo com  o passo a passo.

Post: Lucy Stein

Conheça nosso canal do YouTube

Playlist

7 Vídeos
Renata Hermes
Naturologa
Deixe seu e-mail aqui e receba conteúdo sobre saúde, qualidade de pensamentos e equilíbrio emocional
Empreendedor mei empreendedora

Como sair da informalidade e abrir seu próprio CNPJ

Sair da informalidade e abrir uma empresa ou ser um microempreendedor individual é importante pois a partir da formalização terá um CNPJ, onde poderá emitir notas fiscais, terá benefícios previdenciários, como auxilio doença, aposentadoria, facilidade em abertura de conta bancária, comprovação de renda para compra de imóvel, empréstimos.

Leia mais »

Tulum, os cenotes e a história maia

Em novembro tiramos férias e o destino foi o México! A viagem começou por Tulum e contou com muitos passeios para conhecer a história Maia, mergulhos em cenotes e, não vou mentir, algumas surpresas negativas. No post eu conto tudo!

Leia mais »