fbpx

Alfazema – resiliência

Lavandula officinalis

Não é muito comum o uso na culinária. Mas hoje vamos falar sobre o quão essa planta é especial e pode ser muito importante em algum momento de sua vida.

A alfazema é uma planta bastante delicada em sua aparência, mas não se engane: é extremamente forte! E é esse aspecto que ela trabalha: resiliência.

Resiliência é a capacidade de uma pessoa lidar com seus próprios problemas, vencer obstáculos e não ceder à pressão, seja qual for a situação.

A alfazema é importante para momentos delicados. Indicada para períodos que exigem força – física, mental e/ou emocional. Ela traz confiança e a certeza de que “vai dar certo”. Protege de influências negativas e traz equilíbrio para enfrentar as situações mais difíceis.

Se você está passando por algum momento complicado (perdeu alguém querido, está em processo de divórcio, encontra-se desempregado, não está conseguindo engravidar, teve um diagnóstico negativo…), inclua alfazema em sua rotina – como ingrediente em receitas, como recheio de travesseiro ou chá. Ela irá auxiliar nesse momento trazendo o conforto que você precisa. Traz paz interior. 

As flores de alfazema são conhecidas por sua ação calmante e analgésica, e a erva é indicada para acalmar nervos e reduzir irritabilidade. Ela costuma ser usada em casos de insônia, asma (quando há emoção envolvida) e gases.

Agora é hora da receita da Luísa Colombi e – devo confessar – me apaixonei!

PUDIM DE LAVANDA, CARDAMOMO E MEL

INGREDIENTES:

  • 1 1/2 xic de água quente
  • 1 c. de chá de ágar ágar em pó
  • 400 ml de leite de amêndoas
  • 1 c . de chá de flores de alfazema/lavanda
  • 1/4 c. de chá de cardamomo em pó
  • 1/3 xíc de açúcar demerara ou outro adoçante de sua preferência (mascavo, de coco, xylitol)
  • 1/2 xíc de coco ralado fino
  • Decoração: 2 c. de sopa de mel e flores comestíveis

MODO DE PREPARO:

Coloque a água para ferver em uma panela pequena.

Quando levantar fervura, despeje as flores de alfazema e deixe por 5 min. Depois coe e reserve a infusão.

Em uma panela média, coloque o leite de amêndoas, o cardamomo e o ágar ágar para ferver. Deixe a mistura fervendo por cerca de 5 minutos. Depois, desligue o fogo e acrescente a infusão (água quente reservada), o coco ralado e o açúcar demerara.

Coloque numa forma de pudim e deixe de um dia para o outro na geladeira.

Na hora de servir, regue com o mel e as flores comestíveis para decorar.

­­

________

Para quem não está acostumado a chás ou uso de flores – como água de rosas – em preparações, pode estranhar o resultado. Mas é uma questão de adaptação. De qualquer modo, antes de fazer o pudim, recomendo que tome um chá de alfazema antes para sentir o sabor da erva.

E se não gostar dela pura, outra ideia é utilizar outro chá que leve lavanda. Um que eu adoro e é MUITO saboroso é o Rooibos La Provence, da Tea Shop, mas você pode usar qualquer outro de sua preferência.

Fiz essa combinação do pudim, pensando que essa seria uma boa refeição para se fazer um pouco antes de dormir, porque une alimentos que ajudam a induzir o sono.

A amêndoas, incluída no leite, é rica em triptofano, precursor da serotonina, hormônio responsável por baixar os níveis de cortisol no nosso organismo. Já o mel é um carboidrato simples, que auxilia no sono, pois torna mais fácil a absorção do triptofano no corpo.

Ainda, a Lavanda, como a Re explicou, é calmante e analgésica, perfeita para tornar o sono mais tranquilo. Por fim, o cardamomo, entre muitas outras propriedades, é considerado sedativo, razão pela qual casa perfeitamente com todos os demais ingredientes, tanto na função relaxante, quanto no sabor.

Renata Hermes
Blog

Primeiro post (de muitos) !

Olá! Esse post, primeiro do blog, não apenas é especial por inaugurar essa página, mas inaugura uma nova fase em minha vida pessoal e profissional: uma fase de concretizações. Há muitos anos conheço uma de minhas vontades: fazer educação em saúde. Ingressei na faculdade e me formei Bacharel em Naturologia

Leia mais »
Blog

Como impor limites?

Algo muito comum em meu consultório: ouvir de meus interagentes sobre a dificuldade em impor limites. “Porque meu ex me liga todos os dias”; “tenho que ficar todos os finais de semana cuidando dos meus sobrinhos”; “mais uma vez tive que ir trabalhar no sábado”; e por aí vai… As

Leia mais »
Blog

Cromoterapia

O uso das cores como recurso terapêutico vem sendo utilizado pelo homem desde as civilizações antigas como Egito, Grécia, China e Índia. O objetivo sempre era o mesmo: harmonizar o corpo, atuando tanto na parte física, emocional, mental e espiritual. A cromoterapia é uma prática integrativa e complementar reconhecida pela

Leia mais »
Blog

Tratamentos Naturais Para Gestantes

Vou falar algo que, talvez, te surpreenda: chás não são indicados durante a gestação. Se você já tinha o hábito anteriormente e sente falta, prefira, então, chás de frutas que são os mais seguros. E óleos essenciais só são orientados em casos bastante específicos e, de preferência, com orientação de um profissional formado em aromaterapia clínica.

Leia mais »
Renata Hermes
Naturologa
Deixe seu e-mail aqui e receba conteúdo sobre saúde, qualidade de pensamentos e equilíbrio emocional
Especial dia dos namorados

Todo mundo quer uma resposta simples, um manual de como fazer ou algum milagre quando o assunto é relacionamento amoroso. E eu queria poder te dar tudo isso, mas como você já deve imaginar, não é assim que as coisas funcionam. Por quê? Porque pessoas são diferentes. Para o dia...